SOBRE

CANSAÇO QUE NÃO CESSA: SINTOMAS EM TEMPOS DISTÓPICOS


Este Colóquio é referenciado numa construção acadêmica e intelectual constitutiva desse saber e realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise, Educação e Representações Sociais (Geppe-rs), certificado pela Cnpq.

A Profa. Dra. Maria de Lourdes Soares Ornellas coordena essa aposta a qual é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Assim posto, o Colóquio, que ocorre a cada dois anos, chega à sua 10ª edição estadual e 6ª edição internacional nos dias 26 e 27 de outubro de 2023, no Campus I, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), prédio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) – Salvador/BA.

À frente da organização do Colóquio, o Grupo de Pesquisa acumula estudos, publicações e pesquisas acadêmicas na área da Psicanálise e Educação, com vasta experiência no campo, o que tem sustentado esse laço social durante esse decano.

Em 2023, o evento está inscrito sob o tema: CANSAÇO QUE NÃO CESSA: sintoma em tempos distópicos. Trata de uma inquietação que coloca em movimento os saberes da Psicanálise e Educação na perspectiva de pensar o cansaço como um novo sintoma contemporâneo, que pode ser justificado pelo excesso de tela e as intoxicações eletrônicas inscritas na conexão das redes sociais.

Encontramo-nos diante da mutação do conceito de alteridade, em que a hiperconectividade se inscreve rumo a impossibilidade do laço social, o que reverbera no fragmento discursivo de Chico Buarque, em Leite Derramado (2009):

 

Tudo é vário.

Temporário.

Efêmero.

Nunca somos, sempre estamos.

        Coloquiar, faz o desejo emergir revelando-se em atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário